Início

19 de set. de 2012

TRANSTORNO DE ADAPTAÇÃO


Adaptar-se a uma nova situação, lugar ou atividade tem se tornado hoje em dia algo muito comum e frequente. A vida moderna tem exigido de todas as formas estas mudanças e nem sempre são do nosso agrado. Muitas vezes estas mudanças se transformam em algo muito desagradável ou até mesmo prejudicial a curto e longo prazo. Causando sintomas preocupantes que ficam entre a linha do normal e patológico (anormal, transtorno mental) em nosso corpo. Este quadro chama-se Transtorno de Adaptação. E tem sido muito frequente na vida de muitas pessoas.

A SEGUIR, vamos detalhar este problema que talvez você possa estar passando. Pois nem todos nós, temos a capacidade e ferramentas mentais para lidar com isso.





! LEMBREM-SE, AS PESSOAS REAGEM DE MANEIRA DIFERENTE, NÃO COMO QUEREM E SIM COMO PODEM !



O QUE É?

É uma reação emocional ou do comportamento, diante de uma situação que provoca estresse ou uma modificação na vida ao qual, a pessoa não se ajustou adequadamente, ou que de alguma forma constitui uma resposta não saudável (porque seus componentes emocionais e de conduta são intensos ou são incapazes de resolver estas situações).  

Estes transtornos de adaptação são basicamente reações bastante intensas a um fato estressante da vida, mais não são tão severos a ponto de ser depressão ou um transtorno do ânimo.

Toda ação que provoca uma reação no organismo recebe o nome de estresse. “Quando expostos a fontes crônicas de estresse, essas reações provocadas pelo sistema nervoso se tornam bem mais frequentes, e se transformam numa situação contínua de adaptação”. Por isso, o transtorno de adaptação é constituído de três estágios:

-ALARME: quando o corpo se prepara para uma reação.

-RESISTÊNCIA: que é a prolongação do estresse.

-EXAUSTÃO: quando há uma exposição contínua ao agente estressor, por um tempo prolongado, e com aparecimento de doenças ou até a morte.


QUAL SÃO OS SINTOMAS E SINAIS DESTE TRANSTORNO?

O quadro costuma-se começar logo no mês seguinte em relação à mudança ou do acontecimento estressante.
Os sintomas podem variar e a pessoa pode estar consciente ou não dos fatores estressantes que causam a perturbação.

Os sintomas podem ser diferentes nas crianças, adolescentes e adultos:

-Crianças: Fenômenos Agressivos como voltar a ter enureses noturna (urinar dormindo), usar uma linguagem infantil.

-Adolescentes: São mais relacionados com o comportamento, como na expressão dos impulsos que normalmente eram reprimidos.

-Adultos: São sintomas mais depressivos. LEMBRANDO que não se encaixam de forma completa no diagnóstico da doença depressão.

Sintomas Gerais:

-Humor deprimido.
-Ansiedade.
-Preocupação.
-Sentimento de incapacidade para enfrentar os problemas, de planificação do futuro e de poder continuar na situação presente.
-Um certo grau de deterioro da rotina diária (Trabalho, Escola).
Dificuldades de adaptação podem levar a outro problema, como o prejuízo na vida social, no desempenho acadêmico/profissional e no autocuidado.


DURAÇÃO: Podem ser:

Agudo: se a alteração persiste por menos de 6 meses.
Crônico: se persiste por mais de 6 meses.


O QUE PODE CAUSAR ESTE TRANSTORNO?

Gravidez, trocar de escola, de cidade, de trabalho, velhice, perda de uma pessoa, síndrome do ninho vazio, filhos, netos, noras, genros, um evento estressante como por exemplo divórcio, desemprego, hospitalização prolongada, doença crônica, mudança de residência, aposentadoria, nascimento de um filho, fim de um relacionamento, estado de refugiado, desastre natural, dentre outros.
Os estressores podem afetar um único indivíduo, toda uma família, um grupo maior ou uma comunidade. Alguns estressores podem acompanhar eventos evolutivos específicos, como é o caso do ingresso numa nova escola, ter que deixar a casa dos pais, casar-se, tornar-se pai ou mãe, fracassar em atingir objetivos profissionais, aposentar, etc.


TRATAMENTO:
O Tratamento deste transtorno deve ser multidisciplinar, com médicos, psicólogos, terapeutas e nutricionistas.
Outra dica muito importante, é praticar atividades físicas, melhorar a alimentação, e, além disso, fazer um tratamento medicamentoso dos sintomas decorrentes como, por exemplo, o estresse e a ansiedade.

Na BÍBLIA, também encontramos muitos personagens que sofreram muito com as adaptações.
-JÓ:   Ele passou por varias adaptações, como a morte de familiares, ele caiu de uma classe social alta referente à riqueza, e foi para pobreza em pouco tempo. Passou por problemas muito sério de saúde e Deus o levantou dessa situação.
-ESTER:   A grande rainha Ester teve uma grande função e foi uma ferramenta na proteção dos Judeus. Ela saiu de um meio simples e foi direto para realeza e esposa de um rei que comandava 127 estados de um grande reino. Nisso passou por incertezas, medo, estresse e grande ansiedade. Um dos fatos ocorridos foi quando ela precisava falar com o rei, e se apresentou sem um convite. Nessa época fazia mais ou menos um mês que ele não a chamava. E sem este convite, poderia ser a sua morte. Uma grande ansiedade a tomou, mais Deus foi tão bom que a acompanhou e a cuidou. Mardoqueu foi um apoio em todos os momentos. Deus colocou ele na vida dela para ajudar em cada episodio estressante que poderiam causar mais danos psicológicos, pois ela de certa forma era a representante de todos os judeus. Que responsabilidade!
Um outro caso mencionado na Bíblia, no livro de Ester, foi a mudança da família de Ester que eram exilados de Jerusalém e tenho certeza que foi uma mudança muito difícil para eles. Mais Deus tinha tudo preparado.
-NOEMI:   No caso de Noemi, foi muitas mudanças. Tanto a perda dos entes queridos um atrás o outro, como a situação de buscar trabalho e mudança de casa. Em este momento Deus deu um apoio emocional através de Rute, que não saiu de perto e nem desistiu.
Um grande Rémedio a este transtorno de adaptação é o nosso Dr. Jesus. Ele conhece o caso de cada um.
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam” (Salmo 46:1-3).
Se você crê que esta passando por isso, busque ajuda, não espere mais, pois muitos perecem e são prejudicados por não reconhecer o problema.

! LEMBREM-SE, AS PESSOAS REAGEM DE MANEIRA DIFERENTE, NÃO COMO QUEREM E SIM COMO PODEM !


Para qualquer duvida ou pergunta, escreva para       maolidf@hotmail.com

Um comentário:

  1. Meu namorado foi diagnosticado com esse transtorno há alguns anos. Após uma briga banal ele saiu, de vez , de casa. Creio que fui o fator estressante. Como lidar com pessoas com esse transtorno?

    ResponderExcluir